Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A nova estrela da Educação

http://tribunadonorte.com.br/noticia/a-nova-estrela-da-educacao/182161

Publicação: 22 de Maio de 2011 às 00:00

 
O Rio Grande do Norte tem uma nova estrela e o seu nome brilha na mídia impulsionado por essa força extraordinária das ditas redes sociais. Falo, claro, da professora Amanda Gurgel. O seu pronunciamento feito na Assembleia Legislativa, num audiência pública sobre os problemas da Educação no Estado, foi (continua) mostrado num vídeo difundido no Youtube e no Twitter e, por sua vez reproduzido, milhares de vezes, em saites, blogues e coisas que tais, do país inteiro. Com o mesmo destaque vemos em chamadas de capa em todas as edições onlaine dos principais jornais do país.
Eu mesmo já ouvi a fala de Amanda Gurgel várias vezes. Em todas elas a emoção transborda em mim. Só na noite de quarta-feira foram cinco vezes rodando o vídeo. Na manhã de quinta, mais três, duas delas na companhia de Julinha, a neta de quatro anos vidrada em computador. Sentada na cadeira ao lado, Julinha batia palmas todas às vezes que ouvia e via a pequena plateia aplaudir as palavras da professora Amanda. A emoção do avô foi do mesmo tamanho da emoção do cidadão, no caso mais forte do que a da repórter, comedida. Não me lembro, nestes meus quase 60 anos de jomalismo ter anotado no recinto da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, um discurso tão carregado de verdade e de coragem cívica quanto este da professora Amanda.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Brincadeiras antigas

Guarda meu anel

As crianças se colocam em fila, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas. Uma delas é escolhida para passar o anel que está entre as mãos da criança.

Inicia-se o jogo com a criança que está com o anel, passando de uma em uma das crianças, tentando deixar o anel por entre mãos unidas: "Tome este anelzinho e não diga nada a ninguém".
Após ir em todas as crianças, ela já deverá ter deixado o anel com uma delas. Após isso, a criança que estava com o anel e que o passou a outra, pergunta a qualquer uma das crianças, menos àquela que esta com o anel: Com quem você acha que está o anel? Se a criança escolhida acertar, deverá pagar uma prenda.
O anel pode ser substituído por uma pedrinha.

Boca de forno

Primeiro uma pessoa é eleita como "o senhor" , esta pessoa irá dar as ordens na brincadeira ,os demais participantes terão apenas que cumprir suas ordens. A ordem consiste em achar um determinado objeto, caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma musica, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.

Senhor:- Boca de Forno
Crianças:- Forno!
Senhor:- Faz o que eu mandar?
Crianças:- Faço
Senhor:- Se não fizer?
Crianças:- Toma bolo.


Então o Senhor manda que as crianças peguem um objeto.
Você conhece outras brincadeiras antigas?Participe ...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CBCs

geotania blogspot
Nos dias 11 e 12 de Maio de 2011, Quinta e Sexta feira, aconteceu em Montes Claros , na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro ,um grande encontro educacional para capacitação de educadores da Rede Estadual de Ensino , destacando os  temas e eixos temáticos do CBC, além de uma troca de experiências de profissionais da área.Precisamos desses encontros com maior frequência.

domingo, 15 de maio de 2011

O Bullying

domingo, 15 de maio de 2011


  O "Bullying'' é um tipo de violência que ocorre principalmente nas escolas. Ele ocorre quando um aluno ofende,  pertuba ou até agride outro aluno da escola. Hoje em dia, nós professores lidamos muito com este tipo de problema mundial, pois quem nunca viu um aluno sofrendo por causa de ofensas? Ou por agressões?

  O "Bullying'' não acontece só nas escolas, acontece também em outros espaços sociais e até mesmo nos espaços interativos, como é o caso da internet. O chamado "Ciberbullying'' é uma prática onde pessoas usam uma conta de algum site (Ex:Orkut) e podem até usar o login de outro usuário para ofender os seus amigos e familiares.
   Hoje, milhares de pessoas estão juntas tentando interromper esta prática de violência para tentar fazer do nosso mundo um lugar melhor, então vamos ajudar e fazer com que o "Bullying'' pare agora. Diga: Não ao "Bullying''!!!
Eu já comecei a ajudar, pois juntamente com os alunos da turma do 3º ano do Ensino Fundamental (séries iniciais)  estamos desenvolvendo um projeto chamado: Viver e Conviver. Este projeto ensina às crianças a entender os problemas que o "Bullying'' trás para a vítima e também para quem o pratica. Então pessoal, vamos apoiar essa causa porque com pequenos atos, podemos fazer grandes mudanças!